iPhone 17 pode trazer carregamento MagSafe de até 50W com novo padrão Qi 2.2

Novos carregadores MagSafe com suporte ao Qi 2.2 sugerem avanços importantes em velocidade e eficiência energética para os próximos iPhones

A Apple está se preparando para adotar o novo padrão de carregamento sem fio Qi 2.2, de acordo com registros encontrados no site da Comissão de Comunicações de Taiwan (NCC). Os documentos revelam dois novos modelos de carregadores MagSafe — identificados como A3503 e A3502 — compatíveis com o padrão mais recente da Wireless Power Consortium (WPC).

Carregadores MagSafe mais potentes e com design familiar

Os novos carregadores mantêm o visual tradicional em formato de disco branco com cabos trançados de 1 e 2 metros. Eles oferecem potência de saída de até 45W (15V x 3A), quando usados com um adaptador de energia USB-C compatível — um salto significativo em relação aos 15W do padrão Qi 2 atual.

Com a chegada do iPhone 17, a expectativa é que a linha suporte velocidades de carregamento de até 50W via MagSafe, caso integre um chip avançado de gerenciamento de energia (PMIC), semelhante ao utilizado por empresas como a Samsung.

Qi 2.2: maior velocidade, eficiência e compatibilidade

O padrão Qi 2.2 traz avanços significativos:

  • Carregamento mais rápido e eficiente;
  • Melhor alinhamento magnético para conexão com dispositivos;
  • Compatibilidade retroativa com modelos anteriores, como os iPhones da geração 11 até a 16 — embora, nesses modelos, a velocidade seja limitada.

Apesar de a Apple ainda não ter feito um anúncio oficial, a homologação desses carregadores indica que a empresa poderá lançá-los nos próximos meses, possivelmente junto com a linha iPhone 17, prevista para setembro de 2025.

A adoção do novo padrão também é vista como parte de uma estratégia para manter a liderança em tecnologias de carregamento sem fio, enquanto o mercado se prepara para uma onda de dispositivos compatíveis com Qi 2.2 ainda este ano.

Últimas notícias

Artigos relacionados